top of page
  • Foto do escritorAnderson Ribeiro

Festival Internacional de Cinema de Itabaiana Abre sua 3ª Edição no Shopping Peixoto

O Shopping Peixoto foi palco da abertura da terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. O evento teve início ainda a tarde com uma sessão de cinema, exibindo um total de oito filmes entre curtas-metragens e clipes musicais. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Vera Cândida Costa Santana estiveram presentes para prestigiar a sessão, acompanhados pela professora Joseane Nascimento, que descreveu a experiência como encantadora. “Os estudantes adoram atividades extra classe e particularmente eles se apaixonaram pelo curta de animação brasileiro Mareu”, disse.

Após a sessão, os participantes puderam debater sobre o clipe "Nova Era", do rap sergipano Edgar Stuart, dirigido por Tiko SF. O diretor compartilhou insights sobre o roteiro e a concepção por trás do clipe, que visa destacar as novas conquistas do povo preto e a libertação de correntes em todos os sentidos.

Dentro da programação diversificada do festival, também ocorreu a oficina intitulada "Inclusão no Cinema: Acessibilidade Audiovisual para Pessoas com Deficiência", ministrada por André Luís da Silva Andrade. O foco foi nos recursos disponíveis para tornar o cinema acessível, como audiodescrição, legendas acessíveis e Libras. André Luís explicou a importância desses recursos, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda de como as pessoas com deficiência experienciam o cinema. ““Para que as pessoas se impactassem e entendessem como os deficientes percebem o cinema, coloquei um áudio só descrevendo o filme, eles não entenderam nada; e depois um filme sem diálogo, apenas com legendas e imagens, e a percepção foi completamente diferente. A intenção foi mostrar a importância desses recursos no audiovisual para as pessoas com deficiência”.

Já a noite, foi realizada a cerimônia de abertura oficial, que contou com um animado pocket show de forró, atraindo uma plateia que prestigiou diversas homenagens a figuras importantes do cenário audiovisual local. A cineasta Luciana Oliveira, que está celebrando uma década de carreira, foi uma das homenageadas. Em suas palavras, ela expressou sua honra por ser reconhecida em sua cidade, destacando a importância do cinema em Sergipe, especialmente em Itabaiana. “Sinto-me honrada em ser homenageada entre tantos artistas que fazem o cinema sergipano, no meio de professores que formaram tantos realizadores que passaram por esse festival e que ainda passam; um festival ousado realizado no interior do estado, numa cidade tão potente como Itabaiana. É um ato de muito orgulho de mostrar pra todos que nós temos cinema sergipano e temos cinema no interior também.

Outro homenageado foi o cineasta itabaianense Marlon Delano, que enfatizou a importância de um festival como esse para revitalizar a cena audiovisual após períodos desafiadores. “Ser homenageado em vida e ver um festival na sua cidade marcando a retomada da cena depois de uma crise do audiovisual com o governo passado é um símbolo muito importante. Quando comecei a fazer cinema aqui na cidade não tinha em quem me inspirar e hoje sendo homenageado por ser inspiração é gratificante demais”, festejou.

O festival também prestou homenagens aos professores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), destacando a relevância do evento para o desenvolvimento do cenário cinematográfico no estado. “O chefe do Departamento, professor Mário Cesar disse que é um festival feito por egressos do curso e com excelência e para nós é uma honra muito grande. E o mais importante é ver egressos presenteando o estado com um festival desse nível e de extrema importância para desenvolver o cenário e, ainda, como é significativo ver as produções sergipanas no meio de produções do país e de outros países também”, destacou.

Grazi Freitas, gerente de marketing do Shopping Peixoto, expressou o orgulho do shopping em apoiar o evento e sua contribuição para a cultura local. O espaço também sediará exposições fotográficas e oficinas. “Tenho certeza que vai entrar para a história do município pois será a primeira premiação com um troféu criado em Itabaiana que é o Carneiro de Ouro, que também fiz parte da criação e fico muito feliz por isso”, festejou.

A exposição fotográfica, coordenada por Clício Souza, apresenta cenas dos filmes selecionados para esta edição, desde planos abertos até detalhes mais fechados, proporcionando uma imersão no universo do cinema. O objetivo é aproximar as pessoas do cinema, mostrar como ele é feito e nada melhor do que mostrar cenas dos filmes selecionados no festival”, explicou.

Andrei Ferreira, idealizador e coordenador geral do festival, prometeu surpreender o público com os filmes, oficinas e debates ao longo do evento, que promete ser marcante para a história do município.

O Festival Internacional de Cinema de Itabaiana promete uma programação rica e diversificada, destacando o potencial do cinema sergipano e reafirmando a importância do audiovisual para a comunidade local. Acompanhe tudo que acontece no festival pelo Instagram @festcineitabaiana.

44 visualizações0 comentário
bottom of page