
O Festival Internacional de Cinema de Itabaiana é um festival de curtas-metragens que ocorre em Itabaiana, Sergipe. Fundado em 2019, o festival é o único a ser realizado no interior de Sergipe.
Em sua 4º edição, o Festival Internacional de Cinema de Itabaiana mantém na sua seleção de filmes, a pluralidade e diversidade narrativa, pelo qual o festival ficou conhecido. Assim mantendo sua objetividade em possibilitar e incentivar os jovens produtores audiovisuais residentes no Brasil e fora do país com a divulgação e exibição de seus trabalhos.
O Festival Internacional de Cinema de Itabaiana chega a 4ª edição, de 30 de Julho a 02 de Agosto de 2025, reafirmando seu papel de ser plataforma de lançamento do cinema internacional contemporâneo, apresentando ao público a diversidade da produção mundial, com novas representatividades, com novas abordagens, personagens, estéticas, além promover intensas atividades de formação, como debates, oficinas, performances, exposições, atrações artísticas.
A seleção de 85 produções cinematográficas de 20 países podem ser conferidas na UFS Campus Itabaiana, apresentando a força do cinema mundial que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos.
A curadoria do evento é assinada por Andrei Ferreira, Cameron Venture, Giovana Nabarrete, Lwidge Elian, Luana Campos e Sophia Alcantara. Os filmes estão distribuídos entre filmes sergipanos, brasileiros e internacionais.
Nesta edição, o Festival Internacional de Cinema de Itabaiana celebra uma grande mulher do audiovisual sergipano: a cineasta e diretora de fotografia Moema Pascoini, referência na produção cultural e preservação audiovisual do estado. Ela recebe o Trofeu Kurarabó no 4º Festival Internacional de Cinema de Itabaiana.
Fomentar ações de formação é também um dos pilares do Fest Cine Itabaiana, que desde sua primeira edição lança o compromisso de promover anualmente espaços de debates visando oportunizar, valorizar e contribuir para a formação no segmento audiovisual, questão vital para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no estado. Nesta edição, o festival promove 3 painéis de debates e 1 seminário. Ao todo, 350 vagas criam a oportunidade de reciclagem para os que já trabalham na área e o despertar de novos ofícios para muitos alunos.
Assim sendo, abrimos portas a um universo cinematográfico em constante mutação, um mosaico vibrante de culturas, histórias e perspectivas. Em cada frame, desvendamos a alma de diferentes nações, mergulhamos em realidades complexas e somos transportados por sonhos e utopias.
O cinema contemporâneo transcende fronteiras, desafiando convenções e subvertendo expectativas. Através de lentes inovadoras e narrativas ousadas, artistas de todo o mundo provocam reflexões, despertam emoções e nos convidam a repensar o mundo em que vivemos.
Neste festival, celebramos a força transformadora da sétima arte, unindo culturas e construindo pontes entre diferentes povos. Cada filme é uma janela para novas realidades, um convite à empatia e à compreensão.
Que a magia do cinema nos inspire a sonhar com um futuro mais justo, plural e humano. Que a riqueza de histórias e olhares presentes neste festival nos motive a construir um mundo mais conectado e cheio de possibilidades.
Sejam bem-vindos ao Festival Internacional de Cinema de Itabaiana!
Andrei Ferreira
Idealizador e Coordenador Geral do Festival