top of page

Oficina de Imagens em trânsito: experiências contemporâneas com fotofilmes

Dias: 2 e 3 de maio das 14:00 às 17:00

A oficina propõe a reflexão sobre obras que realizam interseções entre a fotografia e o cinema, comumente chamadas de fotofilmes. Durante as aulas serão abordadas questões relacionadas à prática e a presença dessas produções no cenário brasileiro, partindo de uma perspectiva analógica até o impacto significativo da digitalização fotográfica. Para isso, serão utilizadas bibliografias específicas e filmografias que versam sobre temas variados e formas distintas do emprego da montagem cinematográfica sobre a fixação fotográfica. 

Objetivos Específicos e Conteúdo

A aulas serão divididas em três segmentos, a serem executados em dois dias. Para começar será adotada uma abordagem histórica e evolutiva das produções em fotofilme, apoiando-se nas bibliografias escolhidas, assim como na exibição do curta-metragem A João Guimarães Rosa (1967) de Marcello G. Tassara. Após a exibição, discutiremos as medidas estéticas e narrativas optadas pelo diretor. Em seguida, o segundo segmento tratará de obras mais recentes, como uma seleção de nanometragens e trabalhos universitários brasileiros feitos nos últimos 2 anos. Esse tópico abrirá margem para discutir a possibilidade de experimentação do formato através do processo de digitalização da imagem. Com isso em mente, apresentarei o formato da atividade a ser realizada como resultado da oficina, exemplificando as limitações, necessidades e desafios presentes na feitura dos fotofilmes. Por fim, o final da aula será destinada à discussão das diretrizes da prática da oficina, com a apresentação de ideias dos nanometragens a serem produzidos, assim como o desempenho a ser adotado, de modo que o mesmo encontre-se finalizado no encontro seguinte. Por sua vez, o terceiro segmento e último dia de aula será destinado à exibição e discussão aberta das obras produzidas, a fim de aprimorar o material e eventualmente disponibilizá-lo on-line. Além disso, incentivarei a submissão dos trabalhos para os concursos abertos no Festival do Minuto, programa que acolhe o formato de produção feitos pelos alunes.

Conheça o oficineiro:

WhatsApp Image 2024-04-19 at 14.17.19.jpeg

Cineasta, crítico e graduando do curso de Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe. Realiza Iniciação Científica como bolsista CNPq e integra o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual (LAPPA) na referida instituição. Trabalha no desenvolvimento de análises e mapeia filmes que realizam interseções entre a fotografia e o cinema, comumente chamados de fotofilmes. Atualmente é colaborador permanente da revista on-line Nostalgia.

Lwidge Elian Jacinto de Oliveira

bottom of page